domingo, 18 de novembro de 2012

Informática pode ajudar a prevenir Mal de Alzheimer



Quanto mais cedo indivíduo familiarizar-se com o mundo digital, mais cedo exercitará sua mente

 

A população idosa aumenta a cada década. De acordo com o IBGE (2010), a expectativa de vida dos brasileiros é de 73,1 anos. A evidência da longevidade aumenta a preocupação com a qualidade de vida das pessoas que estão na 3ª idade.

Nessa etapa da vida, além de aparecerem algumas doenças associadas ao desgaste físico da pessoa, há também os males decorrentes do sistema psicológico ou doenças associadas à demência como o mal de Alzheimer.

Um dos fatores que provocam o Mal de Alzheimer é a ausência de exercícios associados ao uso do cérebro como a leitura e a aprendizagem de algo novo.

Assim, a informática torna-se uma aliada para proporcionar qualidade de vida às pessoas, sobretudo na 3ª idade, segundo estudos recentes.

Além de exercitar a mente, ao aprender algo novo ou manusear um site, o uso do computador aumenta a capacidade de comunicação com parentes e amigos distantes além de manter o idoso informado e proporcionar-lhe uma educação continuada.

Os benefícios proporcionados pelo uso da informática na vida do idoso são bastante significativos quando a pessoa já apresenta uma familiaridade com o computador ou quando a busca pela inclusão digital ocorre no início da 3ª idade, entre 60 e 65.


Sites pesquisados:





2 comentários:

  1. Achei interessante a divulgação desses estudos mostrando os benefícios da informática para proporcionar qualidade de vida e manter a educação do idoso atualizada, especialmente aos portadores de Alzheimer que necessitam de uma constante ativação do cérebro! A inclusão digital é direito de todos, não importa a idade!
    Muito bom Mílvia!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste blog pelo fato de demonstrar como é importante o constante exercício do cérebro em todas as idades.Muitas vezes achamos que manter o cérebro em constante atividade é só uma necessidade educativa ou profissional, mas na realidade este exercício mental está nos favorecendo de maneira grandiosa e nem percebemos. Não podemos esperar chegar à terceira idade para então nos atentarmos a fatos como este. Como diz o velho ditado"É melhor prevenir do que remediar."

    ResponderExcluir